17.11.11

Carlos Silva e Sousa nomeado cônsul honorário da Lituânia no Algarve / Portugalijoje Albufeiros mieste atidarytas Lietuvos konsulatas


O salão nobre dos paços do concelho de Albufeira acolheu, na passada quinta feira, a receção oficial do embaixador da República da Lituânia em Portugal, Algimantas Rinkunas, que se deslocou ao concelho para inaugurar o consulado daquele país báltico no Algarve.

A cerimónia contou com a presença do autarca Desidério Silva, do recém nomeado cônsul honorário da República da Lituânia no Algarve, Carlos Silva e Sousa, também presidente da assembleia municipal de Loulé, e seus cômpares da Áustria, Canadá, Polónia, Roménia e Angola, entre outras individualidades e empresários da região.

A carta patente, assinada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros lituano, foi lida em público por Algimantas Rinkunas, oficializando a nomeação de Carlos Silva e Sousa como cônsul honorário da Lituânia no Algarve.

“Esta é uma nomeação que aceito com grande honra e satisfação, que servirá para reforçar o elo de ligação entre os dois países e contribuirá, certamente, para um enriquecimento mútuo”, referiu Carlos Silva e Sousa, revelando que “há um enorme trabalho a ser feito para aumentar a proximidade e conhecimento entre o Algarve e a Lituânia”.

“Estou certo de que daí advirão benefícios para ambos, com destaque para a promoção da região e do concelho na Lituânia”, referiu.

No seu discurso, Desidério Silva destacou o facto de Albufeira ser um município que “sabe e gosta de receber, acolhendo atualmente cidadãos de mais de 70 nacionalidades”. Para o autarca, “é importante cultivar as relações de proximidade entre cidades, intercambiando experiências e saberes”.
Albufeira mantém protocolos de geminação com variados países, entre eles a Áustria, Holanda, Suécia, Espanha e Cabo Verde.

Algimantas Rinkunas mostrou-se satisfeito com a abertura do consulado da Lituânia no Algarve, o que “irá contribuir para o desenvolvimento de relações culturais e económicas com Albufeira e influenciar os cidadãos do Algarve a visitar a Lituânia”, assegurou.

Após a cerimónia, os convidados visitaram a exposição «Paisagens da Lituânia», composta por fotografias temáticas daquele país e que está patente ao público no primeiro andar do edifício dos paços do concelho.
O embaixador lituano terminou a sua visita oficial presidindo à inauguração do consulado, cujas instalações estão localizadas junto à autarquia, na Rua Pedro Álvares Cabral, n.º 14, 1.º andar.





 Portugalijoje Albufeiros mieste atidarytas Lietuvos konsulatas

Lietuvos ambasadorius Portugalijoje Algimantas Rimkūnas spalio 13 dieną Albufeiros mieste oficialiai atidarė Lietuvos konsulatą pietiniame Portugalijos regione Algarvėje, kuriam vadovauja Lietuvos garbės konsulas Carlosas Sousa e Silva, kuris taip pat yra Albufeiros miesto tarybos pirmininkas, skelbia URM.

Tai jau antrasis Lietuvos garbės konsulatas Portugalijoje. Nuo 2010 m. Lietuvos konsulas Vidurio ir Šiaurės regionuose, vadovaujamas garbės konsulo Jorges Antaso De Barroso, reziduojančio Vizėjaus mieste.

Atidarymo ceremonijoje A. Rimkūnas atkreipė dėmesį, kad konsulato atidarymas Albufeiroje vyksta tuo metu, kai pažymimas Lietuvos ir Portugalijos diplomatinių santykių atkūrimo 20-metis.


Jis pabrėžė, kad Portugalija niekada nepripažino Lietuvos aneksijos, ir sakė tikįs, kad garbės konsulato atidarymas prisidės prie Lietuvos ir turizmu bei žemės ūkiu garsėjančio Algarvės regiono ryšių plėtojimo, paskatins abipusį turizmą.
Atidarymo ceremonijoje, kuri vyko Albufeiros savivaldybės rūmuose, dalyvavo miesto valdžia, Angolos, Austrijos, Kanados, Lenkijos ir Rumunijos garbės konsulai, visuomenės atstovai, verslininkai. Lietuvos garbės konsulato atidarymo proga Albufeiros savivaldybės rūmuose buvo surengta fotografijų paroda "Lietuvos peizažai".
(iš kairės į dešinę) Desidério Jorge Silva, A.Rimkūnas, C. Sousa e Silva



Sem comentários:

Enviar um comentário